É uma realidade que ruas iluminadas trazem mais conforto e segurança para a população passear durante a noite. As novas tecnologias que chegam nessa área mostram que o investimento correto pode proporcionar tanto qualidade quanto economia para as prefeituras. Na cidade de Palhoça, por exemplo, essas melhorias têm sido realizadas por meio do Consórcio SQE Luz e os bons resultados já são notados pela população.

Mensalmente, os munícipes pagam para a realização desse tipo de trabalho com a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Esse valor é utilizado para as despesas na área, o que inclui ampliação e modernização. É o que vem ocorrendo com a substituição das lâmpadas comuns por novas, de alto rendimento, como é o caso. Isso se justifica pela economia no consumo de energia, maior qualidade da iluminação e durabilidade. Com isso, recursos importantes são poupados.

Obras assim fazem com que haja economia de recursos que, por sua vez, podem ser aproveitados para melhorias no sistema de iluminação pública.